quinta-feira, 4 de novembro de 2010

A TERRA, À PORTA DA UTI

O futuro do planeta terra: Fim da poluição e salvação

O planeta encontra-se em coma com o uso demasiado de nossos recursos; Mais a natureza não é uma fonte de recursos inesgotáveis?
Com o tempo, a natureza pode se recuperar das agressões, mas essa capacidade de recomposição tem limites, e para isso é preciso planejar nacionalmente a economia, estabelecer políticas de uso social, de recursos naturais e de preservação ambiental.
Pois há, uma realidade global que deve ter  precedência sobre qualquer globalização econômica, que é o caráter planetário da vida e a notável interdependência entre todos os seres vivos da natureza.
O mais grave na situação atual é que a intervenção do homem na biosfera talvez tenha alcançado os limites toleráveis. E que se não forem freados alguns dos processos iniciados com a industrialização e recentemente acelerados, não saberemos se poderemos manter um equilíbrio ambiental que garanta a própria continuidade da vida humana.
Por isso tudo, é preciso equacionar melhor nossa  preocupação com o mundo, até porque natureza não é sinônimo de recurso natural.
A água que utilizamos percorre um ciclo, e, portanto, é o mesmo líquido que voltaremos  a usar, assim como a biosfera  que envolve ciclos e outras espécies vivas. Dessa forma nossa preocupação com a vida deve ir muito além de cuidar de plantas e dos bichos que plantamos, criamos, comemos ou das pragas e micróbios  que combatemos; È preciso que estejamos atentos à totalidade interligada da biosfera.
O ambiente natural pode ser recuperar com o tempo, mas essa capacidade de recuperação tem limites.

Nenhum comentário:

Postar um comentário